Pós-graduação em Terapia Floral com Ênfase em Florais de Bach

Transforme sua jornada profissional com uma formação que une conhecimento científico, prática terapêutica e os fundamentos do sistema de cura desenvolvido pelo Dr. Edward Bach.

O que é a Pós-graduação:

Os Florais de Bach são apresentados a partir do princípio da transformação das dores emocionais e sua ação nos corpos físico, mental e emocional, com toda a fundamentação teórica sobre o princípio de atuação das Essências Florais. A base do curso é a filosofia do Dr. Bach, que sustenta que adoecemos na alma, e não no corpo.

Para estimular a compreensão dos alunos, é realizado o estudo do gestual de cada uma das plantas que compõem o Sistema Floral, bem como a relação com sua aplicação clínica, proporcionando, assim, um aprofundamento no conhecimento da consciência vegetal, seu princípio de ação e sua aplicação na prática terapêutica.

O programa da pós foi desenvolvido para quem deseja não apenas se tornar um especialista em terapia floral com os Florais de Bach, mas também para profissionais que buscam ampliar sua visão sobre o atendimento e o setting terapêutico. Conhecer as essências florais é fundamental, mas não suficiente: é necessário escuta ativa, livre de ruídos, e conhecimento sobre a natureza humana para conduzir sessões com maestria e segurança.

Esta especialização é indicada tanto para quem busca uma transição de carreira quanto para aqueles que desejam expandir seus horizontes profissionais, oferecendo aos seus clientes suporte emocional por meio de um recurso natural e sem contraindicações.

Você irá acessar:

As disciplinas estão organizadas em cinco grandes áreas do conhecimento:

  1. Fundamentos da Terapia Floral

  2. Os Florais de Bach e os Ciclos da Vida

  3. Prática e Desenvolvimento Profissional em Terapia Floral

  4. Saúde e Psicossomática

  5. Metodologia e Projeto de Pesquisa

As aulas são divididas entre encontros síncronos (ao vivo online) e assíncronos (gravados), permitindo ao aluno conciliar os estudos com sua rotina.

As aulas ao vivo ficarão disponíveis na plataforma por 45 dias, caso o aluno não consiga participar em tempo real.

Avaliação:

A avaliação é dividida entre os cinco blocos de conhecimento, sendo cada bloco composto por 10 questões de múltipla escolha. A disciplina de Metodologia e Projeto de Pesquisa será ministrada com conteúdo teórico e mentorias práticas para orientar a construção do projeto final.

Trabalho de Conclusão:

A formação exige a elaboração de um projeto final, supervisionado pelos professores, baseado em um estudo de caso clínico.

Início das Aulas:

  • Aulas assíncronas com início imediato

  • Aulas síncronas conforme cronograma divulgado

  • As aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma por 45 dias, em caso de ausência do aluno

A – Fundamentos da Terapia Floral

A disciplina apresenta os fundamentos da Terapia Floral, desde seu surgimento com o Dr. Edward Bach, passando por uma abordagem detalhada das essências florais até a aplicação prática na clínica terapêutica. Um estudo minucioso de cada uma das Essências Florais do Sistema de Bach é realizado a partir de sua ação no campo de consciência, com a identificação das emoções em desequilíbrio e a análise de aspectos importantes e frases características do indivíduo.

O estudo integra o gestual da planta, fazendo a relação entre aspectos específicos da botânica e fisiologia das flores com as desarmonias e virtudes humanas. A disciplina também promove a integração e aplicação prática dos Florais de Bach em dois campos do conhecimento com muita demanda na atualidade: a utilização dos florais para animais e a aromaterapia aplicada aos Florais de Bach.

Conteúdo Programático:

Aulas assíncronas com a professora Lu Moura

Fundamentos

B – Os Florais de Bach e os Ciclos da Vida

Esta disciplina aborda a ação dos Florais de Bach em cada ciclo da vida humana, abrangendo três grandes fases de desenvolvimento e as etapas fundamentais dentro de cada uma delas. Serão analisadas as emoções humanas e como elas se manifestam ao longo desses ciclos, visando ampliar a compreensão do terapeuta sobre o momento de vida de seu cliente, suas queixas específicas e a essência floral sugerida para cada uma das situações.

Cada fase será estudada à luz das virtudes das flores do Dr. Bach, explorando como as essências podem oferecer suporte significativo no processo terapêutico.

Conteúdo Programático:

Aulas assíncronas com a professora Lu Moura

1º Ciclo: Chegando e Crescendo na Vida

C – Prática e Desenvolvimento Profissional em Terapia Floral

A disciplina desenvolve a prática terapêutica e amplia o conceito da aplicação das essências florais, com o objetivo de capacitar terapeutas na relação com seus clientes, dentro do paradigma holístico e da saúde integral. O desenvolvimento profissional será fomentado a partir de quatro pilares que sustentam a ação terapêutica:

  1. A prática e o processo terapêutico com Florais de Bach

  2. A relação terapêutica como a arte do encontro

  3. Subsídios teórico-práticos sobre a Política Nacional de Saúde Pública (PICS)

  4. A Terapia Floral aplicada em projetos sociais e situações de crises e emergências coletivas

Conteúdo Programático:

A Arte do Encontro - Prof. Léo Silva

D – Saúde e Psicossomática

Esta disciplina aborda o olhar sobre algumas doenças físicas que têm sua origem em nossa psique. Esse conceito está alinhado à filosofia do Dr. Bach: o sintoma é um mensageiro de algo que precisamos compreender — ele tem sua origem em nossa Alma.

Por conta de diversas situações que não foram superadas, nosso sistema entra em desequilíbrio, o que contribui para a somatização das doenças. Serão analisadas a relação mente-corpo, a influência das emoções sobre alguns órgãos e como o corpo torna visíveis essas informações através das doenças, com o objetivo de ampliar a compreensão do terapeuta sobre casos clínicos e a eficácia dos Florais de Bach na psicossomática.

Conteúdo Programático:

Aulas assíncronas com a professora Rivana Baptista

E - Metodologia e Projeto de Pesquisa

Estrutura e organização da pesquisa científica (ABNT). Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. São desenvolvidas habilidades para a criação e o acompanhamento de estudos de casos clínicos, com ênfase na aplicação dos princípios científicos na prática profissional da Terapia Floral.

Conteúdo Programático:

Aulas assíncronas com a professora Cleuza Hehr

Você irá aprender com uma metodologia validada, e ao final, irá receber um certificado de pós-graduação em terapia floral, reconhecido pelo MEC:

Faça sua aplicação:

Conheça seus professores:

Luciana Moura

Coordenadora

- Mestranda em Ambiente e Sustentabilidade (UERGS)
- Pós-graduada em Terapia da Constelação Familiar Sistêmica
- Pós-graduada em Recursos Humanos
- Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
- Formação em Constelação e Terapia Sistêmica
- Formação em Terapia Floral – Bach Centre (BZP-2013-1210R)
- Educadora de Florais de Bach pelo The International Training Programme – Learning to Use Healingherbs
- Formações complementares em Florais de Bach com Dr. Ricardo Orozco (Espanha) e Claudia Stern (Argentina)
- Formações complementares em Terapia Sistêmica com Joan Garriga e Stephan Hausner
- Formação em Contoterapia
- Formação em Aromaterapia Clínica
- Facilitadora SoulCollage®
- Fundadora e diretora do Instituto Lu Moura – Educação e Desenvolvimento
- Educadora em Terapia Floral e Sistêmica há mais de 14 anos
- Terapeuta floral sistêmica e consteladora há mais de 18 anos

Leonardo Machado da Silva

Professor Permanente

- Doutor em Psicologia Clínica (PUCRS)
- Mestre em Psicologia da Saúde (University of Bath)
- Graduado em Psicologia (PUCRS)
- Professor de graduação e pós-graduação há 15 anos
- Psicoterapeuta com 23 anos de experiência clínica

Rivana Souza Batista

Professora Permanente

- Terapeuta Integrativa (ABRATH), especializada em Florais de Bach e Medicina Germânica
- Educadora há mais de 30 anos, atuando nas áreas de:
- Grupo terapêutico de mulheres
- Psicossomática da Fibromialgia
- Formação de professores de Ciências/Química no ES em metodologias ativas e práticas experimentais investigativas
- Mestre em Ciências pelo Programa EDUCIMAT – IFES (2014)
- Especialista em Psicossomática e em Aprofundamento dos Florais de Bach
- Especialista em Nutrição Humana e Saúde (UFLA/MG)
- Graduada em Química (UFES)
- Professora de Química na Secretaria da Educação do Espírito Santo
- Professora de metodologias de projetos e experimentos investigativos de Ciências na Rede Sagrado Coração de Maria – Vitória/ES
- Professora supervisora de estágio na licenciatura em Química – UFES

Cleuza Maria Hehr

Professora Permanente

- Mestrado em Educação – Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona” (Cuba)
- Pós-graduação em Metodologia do Ensino – Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto Amaral
- Pós-graduação em Ética, Subjetividade e Cidadania – Escola Superior de Teologia
- Pós-graduação em Orientação Parapsicológica Social e Institucional – Centro Universitário Municipal São José (USJ)
- Graduação em Pedagogia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina
- Educadora por 32 anos
- Coordenadora do Polo UAB em Domingos Martins
- Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Domingos Martins e na Secretaria Estadual de Educação
- Orientadora de trabalhos de pesquisa científica no ensino superior e em cursos de especialização
- Participante de bancas avaliadoras de TCCs
- Terapeuta desde 2014 nas áreas de Parapsicologia, Hipnoterapia e Terapia Floral de Bach

Célia Gouvêa

Professora Convidada

- Graduada em Terapia Ocupacional
- Especialista em Saúde Mental (IFB/IPP)
- Especialista em Terapia Floral (HESFA/UFRJ)
- Formação em Psicoterapia Junguiana
- Formação em Rebirthing (Renascimento), Técnicas Osteopáticas Cinésicas, PNL e Mindfulness
- Formação em Gestão do SUS – FIOCRUZ
- Cocriadora do Sistema Solaris de Essências Florais (desde 2002)
- Facilitadora de cursos de Cromoterapia, Cristaloterapia, Reiki, Renascimento, Tarot e Terapia Floral
- Coordenadora executiva da Especialização em Terapia Floral – HESFA/EEAN/UFRJ até 2014
- Implantou e coordenou o Programa Municipal de PICS – Duque de Caxias/RJ
- Presidente da Associação de Terapeutas Florais do RJ – RIOFLOR
- Presidente do CONAFLOR

Cibele Crochi dos Santos

Professora Convidada

- Autora do livro Mães e filhos superando a ansiedade juntos – Guia Terapêutico e Prático
- Pós-graduada em Terapia da Constelação Familiar Sistêmica (Faveni)
- Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho (UCAM) e em Docência no Ensino Superior (Uniasselvi)
- Graduada em Engenharia de Produção (UCS)
- Técnica em Química (CEFET-RS)
- Especialização profissional no método “A Origem da Vida”
- Especialização em Constelação Intrauterina
- Terapeuta Sistêmica Familiar desde 2018 nas áreas de: Terapia Floral de Bach; Aromaterapia Pediátrica; Reiki; Access Bars; Oneness Deeksha Giver; ThetaHealing Basic DNA
- Coidealizadora da “Tríade da Mulher Sistêmica”

Bruno Gouvêa Rocha Bastos

Professor Convidado

- Formação em Direito – UESA
- Pós-graduação em Gestão Ambiental – UESA
- Formação em Gestão de Processos, Pessoas, Equipes, Projetos e Negociação – PUC/RJ
- Profissional com 13 anos de atuação no terceiro setor
- Experiência como consultor jurídico e gerente operacional
- Atuação com trabalho voluntário em entidades de cunho social, exercendo cargos de gestor, liderança de pessoas, equipes e projetos